Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

Jabuti-Piranga e Jabuti-Tinga

   
Jabuti-Piranga

FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Chelonoidis 

SUBORDEM:Cryptodira
FAMILIA: Testudinidae

GÊNERO:
Geochelone
NOME CIENTÍFICO: Geochelone carbonaria
NOME EM INGLES: Red-footed Tortoise 

NOME COMUM: Jabuti-piranga
CARACTERÍSTICAS:
Tamanho: Os machos são maiores que as fêmeas, em média 30.4 cm e as fêmeas 28.9 cm. Máximo de 40-50cm.
Peso: 6 a 12 kg
Época de reprodução: Primavera/verão.
Maturidade Sexual: entre 5 e 7 anos
Nº de ovos: 6 ou 7, mas alguns autores mencionam posturas de 15 a 20 ovos.
Incubação: de seis a nove meses.
Tempo de Vida: em torno de 80 anos 
Possui carapaça relativamente alongada. Em geral, é de colorido mais vivo que o Geochelone denticulata. Possui escamas da cabeça e da pata de cor vermelha. No Brasil, normalmente não são mantidos em terrários fechados. É mais comum vê-los às quantidades em grandes recintos ao ar livre e expostos às variações climáticas. Se não puder manter este animal em recintos fechados e a opção for abertos, é importante que o chão seja gramado e não de terra batida, muito menos concreto ou qualquer outro tipo de solo abrasivo. A grama impede que os animais provoquem atrito no plastrão, o que seria inevitável num substrato abrasivo; ainda, os machos no período reprodutivo caminham encaixados sobre as fêmeas e tendem a pôr o pênis em contato com o solo, que se for abrasivo pode resultar em graves feridas. Deve, pois, ser reposta periodicamente, uma vez que seja bastante pisoteada, mormente se o recinto contiver muitos animais.



Jabuti-Tinga


FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Chelonoidis

SUBORDEM:Cryptodira
FAMILIA: Testudinidae

GÊNERO: Geochelone
NOME CIENTIFICO: Geochelone denticulata
NOME EM INGLES: Yellow-Footed Tortoise

NOME COMUM: Jabuti-tinga
CARACTERÍSITCAS:

Tamanho: Os machos são menores que as fêmeas, podendo atingir até cerca de 40 cm de comprimento. As fêmeas chegam até 70 cm.
Peso: 6 a 12 kg
Maturidade Sexual: entre 5 e 7 anos
Época de reprodução: Primavera/verão.
Nº de ovos: 6 ou 7, mas alguns autores mencionam posturas de 15 a 20 ovos.

Incubação: de seis a nove meses.
Tempo de Vida: em torno de 80 anos
Sua manutenção também requer grandes espaços, observando-se todos os cuidados com tipo de piso e temperatura, uma vez que também são animais usualmente mantidos em recintos abertos.
Esta espécie caracteriza-se por uma coloração em geral mais clara que a precedente. A denominação denticulada provém dos dentículos que os filhotes apresentam nas bordas das escamas marginais da carapaça. à medida que os animais vão se desenvolvendo, perdem os dentículos, mas conservam o colorido amarelado.
É nitidamente maior que o Geochelone carbonaria. É na verdade a maior espécie de jabuti da América do Sul e habita florestas densas.

Cuidados
Alimentação
  Os jabutis, ao contrário do que muitas pessoas pensam, devem receber uma dieta de qualidade e bem diversificada. Em cativeiro podem ser mantidos com camundongos abatidos ou carne como suplemento de cálcio (em dias alternados). Frutas: uvas, abóboras, bananas, mamão, pêras. Flores: pétalas de rosa*, flores de hibisco e de ipê-amarelo. Verduras: escarola, e um pouco de carne moída e cogumelos. Duas ou três vezes por semana pulverizar sobre o alimento, um suplemento alimentar, como por exemplo o Vionate. No caso de filhotes, pique tudo bem miudinho. Água à vontade.
* As pétalas devem ser de rosas cultivadas em quintais e não de floriculturas, pois caso contrário estarão impregnadas de herbicidas, o que pode ser fatal para os animais.
Reprodução
   Nem sempre é possível identificar o sexo dos répteis, visto que em boa parte das espécies não há diformismo sexual e alguns caracteres sexuais externos são visualizados apenas na época da reprodução.
    Nos jabutis uma das principais características é o plastrão, que nos machos é côncavo e nas fêmeas é reto, ou mesmo convexo. Isso facilita o procedimento da cópula, de modo que o macho possa encaixar-se sobre a fêmea. O orifício cloacal nos machos está situado mais afastado do plastrão que nas fêmeas. Em função das fêmeas porém ovos, suas placas anais formam um ângulo mais pronunciado que nos machos, facilitando assim a saída dos ovos, no momento da postura.

Mês do Quêlonios




















Mês dos             QUÊLONIOS
  Para quem não sabe,Quêlonios é um grupo que classifica os jabutis,cagados,tartarugas aquáticas e marinhas ETC.
  Esse mês comemorando o nosso primeiro mês de estudos zoológicos falaremos sobre esses cascudinhos.

quarta-feira, 17 de abril de 2013





                                  Cobra-de-Vidro
     O licranço, alicanço, licanço, fura-mato ou cobra-de-vidro (Anguis fragilis) é um réptil da ordem dos sáurios (é, portanto, um lagarto), de membros ausentes (ápode). Pertence à família dos anguídeos. É nativo de África, da Europa e da Ásia.
      Apesar do nome  "cobra-de-vidro", estes animais são, de facto, lagartos.
      Entre as características que os diferenciam das cobras estão:
a pálpebra – os lagartos possuem pálpebras móveis e as cobras não;
a sua língua é dividida em vez de bifurcada, como acontece nas cobras;
a troca de pele desses lagartos ocorre em farrapos, em vez da pele inteira, como acontece nas cobras;
    A pele tem um toque suave e é composta por escamas não sobrepostas. Tal como outros lagartos, o licranço autotomiza-se, o que significa que podem perder a cauda, de forma a fugir a predadores. A cauda volta, depois, a crescer, mas raramente atinge o tamanho inicial. As fêmeas têm frequentemente uma risca no dorso, enquanto que o macho pode ter manchas azuladas.

terça-feira, 16 de abril de 2013


Cobra-de-duas-cabeças
      Reino Animalia
      Filo Chordata
      Classe Reptilia
      Ordem:Squamata
      Família Amphisbaenidae
     As anfisbenas são animais de corpo cilíndrico e alongado, e com cauda curta e arredondada. Como suas duas extremidades são semelhantes, e seus olhos bem pequenos, estes indivíduos são conhecidos popularmente como cobra-de-duas cabeças. Tal fato se torna uma vantagem para estes animais, já que podem fazer com que seus predadores confundam a cauda com a cabeça, ou vice-versa.
O crânio destes indivíduos é bastante rígido e permite com que deem golpes com a cabeça, para abrirem túneis, contribuindo para a aeração do solo, assim como as minhocas. Quando não estão no subsolo, as anfisbenas são encontradas em ambiente úmido, geralmente em meio a folhagens.
Estes animais se alimentam de minhocas, vermes, larvas e pequenos artrópodes. Algumas espécies, como a Amphisbaena alba, possuem comportamento bastante agressivo, quando são manipuladas. Apesar de não possuírem veneno, a mordedura destes animais é muito forte.

segunda-feira, 15 de abril de 2013


     Cobra Rateira
     A cobra-rateira (Malpolon monspessulanus) é o ofídeo de maiores dimensões daEuropa, medindo entre 160 a 230 cm. Distribui-se geograficamente pelo sul da Europa, desde a península ibérica, a área mediterrânica de França, e desde Ístria até ao sul dosBalcãs, Médio Oriente e norte de África. É assim um biótipo mediterrânico característico.
Alimenta-se de pequenos animais, mamíferos, aves e répteis, incluindo outras cobras, mas principalmente de roedores, justificando o seu nome. É venenosa mas, como possui os colmilhos na parte posterior da boca, raramente consegue inocular o veneno.
Tem reprodução sexuada e é ovípara.
Vive sobretudo em lugares secos, rochosos e arbustivos, em zonas de planície e de média altitude

[editar]

domingo, 14 de abril de 2013


Víbora de Russel 
      víbora de Russell ( D. russelii ) , também chamado de cadeia de cobra , víbora indiano Russell , ou tesoura de cobra ; é uma espécie  de cobras venenosas vipérida do Velho Mundo , que vive na Ásia para em todo osubcontinente indiano , a maior parte do Sudeste Asiático , China do Sul e Taiwan . Daboia é um gênero monotípico .é membro dos quatro grandes cobras venenosas do Brasil .Esta espécie é responsável pela maioria dos morder casos e de óbitos em todo o mundo devido à sua presença frequente em áreas povoadas por seres humanos. Seu nome é em homenagem a Patrick Russell (1726-1805), um herpetólogoScot , que foi o primeiro a descrever muitas das cobras da Índia e sexo é como o nomeHindi significa "coisa escondida" ou "que se esconde,atualmente reconhecido duas subespécies .
     Esta serpente atinge um comprimento máximo de 166 cm (5,5 pés) ea média é de cerca de 120 cm (4 pés) em populações continentais da Ásia, embora populações insulares não chegar a esse tamanho.  é mais fino do que a maioria vipéridas. outros Ditimars(1937) relatou as seguintes dimensões para "exemplares adultos de tamanho": 
     A quantidade de veneno produzido por um único espécime é considerável. Produção Venom relatado para exemplares adultos está dentro de uma gama de 130-250 mg de 150-250 mg de 210-268 mg. Por 13 juvenis com um comprimento médio de 79 cm, a produção de veneno foi 8-79 mg (média de 45 mg). 


sábado, 13 de abril de 2013

Víbora da Malásia
      A White-lipped Pit Viper vive na floresta e na pastagem aberta, bem como áreas urbanas. É noturno e, quando despertou é rápido para morder embora isso raramente é fatal. De dia émenos agressivo. Alimenta-se de uma variedade de outros vertebrados, incluindo as pequenas aves, roedores, sapos e lagartos.
        O lado dorsal é verde, o amarelo eo lado ventralmarrom cauda. As escalas são fortementecarenadas. Os machos têm uma listra branca fina ao longo do corpo. A cabeça é uma forma triangular típico de víboras.
         A espécie varia de Portugal através da Birmânia, Tailândia, Indochina e sul da China, a Malásia e em muitas partes do oeste da Indonésia, incluindo Bornéu, Sumatra e Java.
             Por ser uma cobra na maioria das vezes é mal compreendida, mas com essa verdinha os seres humanos podem se acalmar , nenhuma ocorrência foi cadastra.
          Outras Informações:
                  Família: CROTALIDAE
                  Espécie: Cryptelytrops albolabris
                  Tamanho máximo: 100 cm

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Víbora-Cornuda
   A cobra-cornuda (Vipera latastei) é uma espécie de cobra da família Viperidae.
Esta espécie, que em Portugal pode ser encontrada em várias zonas, habita de preferência nas serranias. Consta da área do Parque Natural de Montesinho e da Serra de Montemuro , com lugar de destaque entre os répteis que aqui se podem encontrar. No Nordeste Trasmontano está presente também na toponímia, com a aldeia de Campo de Víboras.
É um animal difícil de encontrar, a não ser por mero acaso, pelo que, quando isso acontece, o registo visual é muito próximo, o que torna a situação pouco agradável. Não pelo seu tamanho, que é de cerca de 80 cm, mas sobretudo por ser venenosa.
A sua cabeça, como acontece com as restantes víboras, tem uma forma triangular característica. A sua cor é cinzento azulado, possuindo no dorso uma mancha mais escura, em zig-zag, ao longo de todo o corpo.
Se encontrar alguma, não se aproxime, ela vai tentar fugir rapidamente. No entanto, se for mordido por uma destas cobras, não corra e tente ficar calmo, para evitar que o veneno se espalhe e procure imediatamente um hospital, principalmente se a vítima for uma criança, um idoso ou alguém com doenças crônicas. Ao chegar ao hospital, tente descrever a cobra, para o médico poder fazer o tratamento necessário com antídotos, de forma a que a vida da vítima não seja posta em perigo, nem fiquem lesões graves para o resto da vida.

terça-feira, 9 de abril de 2013


Cobra de Barriga-amarela
          Essa espécie possui o veneno mais tóxico do mundo entre as cobras terrestres, sendo suficiente para matar aproximadamente 100 seres humanos ou 250.000 ratos com a quantidade máxima despejada numa mordida já registrada, que foi a de 110 mg. Ela é muito mais venenosa que a cascavel e naja comum juntas, mas felizmente raramente é encontrada pelo homem na natureza. Seu habitat comum é o deserto australiano.
               Ela é 10 vezes mais venenosa que a cascavel, e 50 vezes mais venenosa do que a naja comum. Felizmente, a cobra de barriga-amarela não é particularmente agressiva e é raramente encontrada pelo homem na natureza. Nenhuma fatalidade já foi registrada, embora ela pudesse matar um ser humano adulto em 45 minutos.