Essa postagem é uma postagem especial. Falaremos sobre o grande e magnífico Rinoceronte Branco. Mas, antes de falarmos da importância desse animal para o mundo e também do perigo que ,infelizmente, esse ser vivo está sofrendo, vamos descobrir mais sobre esse animal.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Gênero: Ceratotherium
Espécie: Ceratitherium simium
O Rinoceronte Branco é o maior rinoceronte do mundo. Apesar do nome, sua pele é escura e lisa. A explicação para o nome de rinoceronte-branco, "white rhino" em inglês, é originária da África do Sul quando a língua afrikaans se desenvolveu a partir do holandês. A palavra do afrikaans "wyd" (derivada do holandês "wijd"), significa largo ou "wide" em inglês, referindo-se a boca larga do rinoceronte.
Os primeiros colonizadores britânicos na região interpretaram a palavra "wyd" por "white". A partir de então, o rinoceronte da boca "larga" foi chamado de rinoceronte-branco, enquanto que o rinoceronte da boca "estreita" ou "narrow pointed", foi chamado de rinoceronte-negro. A boca "larga" é adaptada para comer grama rasteira, a boca "estreita" é adaptada para comer as folhas dos arbustos. Essa seria a explicação do nome do rinoceronte-branco
Depois do elefante, é o maior mamífero terrestre, com 2 metros de altura, 5 metros de comprimento e 4 toneladas( 4.000 kg, massa). Tem dois chifres, dos quais o anterior mede até 1,50 m de comprimento.
O Rinoceronte branco, por seu tamanho, não tem predadores naturais. Eles, provavelmente, eram muitos e dominavam a África.
Agora, vamos falar de coisa seria. No dia 22 de novembro de 2015, perdemos um dos poucos representantes da espécie. Infelizmente, morreu uma fêmea de 41 anos no zoológico de San Diego. Hoje, existem apenas 3 exemplares do Rinoceronte Branco.
Podemos ver que o número de exemplares vivos é muito baixo e isso tudo começou quando o animal, que se autodefine como "animal racional" , começou a caçar esses bichos.
A fome por dinheiro dos seres humanos levou ao fim muitas espécies ao longo dos anos e está levando os rinocerontes brancos para a mesma "vala". Por causa dos chifres de marfim (que eram e até hoje são materiais muito valorizados) os rinocerontes brancos foram massacrados por terem os maiores chifres entre todos os rinocerontes.
Quando os humanos repararam que a espécie estava sofrendo,resolveram proibir a caça a este animal. Mas, os mesmos seres humanos que exigem leis para que se sintam mais seguros, não obedeceram esta lei e começou a caça ilegal.
Hoje, infelizmente, restam 3 rinocerontes brancos (Um macho e duas fêmeas) que estão sendo protegidos fortemente.
Em abril deste ano, o extra postou uma reportagem sobre o Sudão,o último macho existente. O extra postou uma foto onde o Sudão está cercado por seguranças fortemente armados. O Ol Pejeta espera que Sudão possa crescer e acasalar com dois rinocerontes brancos fêmeas, Fatu e Najin, filha e a neta dele. A instituição tentou promover a hashtag #LastMaleStanding para divulgar o caso na internet. Eles também estão buscando doações num total de R$ 300 mil para tratar dos animais nos próximos meses.
Nola morreu, mas deixou um legado para humanidade. Salvem a espécie! Depois da morte de Nola biólogos e pesquisadores estão procurando um jeito de aumentar o número de rinocerontes brancos. Agora, muitos dizem que a "última esperança" da espécie é a fertilização in vitro.