Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Corta-Mar

Nome Comum: Corta-Mar
Nome em Inglês: Black Skimmer
Nome Científico: Rynchops niger
Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:  Charadriiformes
Família: Rynchopidae
Gênero: Rynchops

Comprimento: 40 a 50  cm
Peso: Machos em torno de 325g e as fêmeas 335g
Ovos: 2 a 3 de cada vezPeríodo de incubação: 4 semanas e meia
Características: Olhos com pupilas verticais; asas compridas e estreitas, cauda bifurcada, pés pequenos e bico superior menor que o inferior

Habitat: O corta-mar aninha em praias arenosas abertas, enseadas, barras de areia, praia e ilhas que possuem muita vegetação e conchas.
Distribuição geográfica: Existem 3 sub espécies de Corta-mar: 
   
   1. Migratórias -  R.n. niger espécies que vivem na costa do Atlantico da América do Norte, e vem do sul da California até o Ecuador pelo Pacifico
   2. R.n. cinerescens: são grandes e  vivem no sul da América do Norte e na Bacia Amazônica
   3. R.n. intercedens: acontecem no resto da costa Atlântica da América do Sul até a Argentina central

 O corta-mar  (ou talha-mar, ou ainda bico-de-escumadeira)  é famoso pelo seu bico: a mandíbula inferior é maior que a superior. Esta ave, que se alimenta de peixes e crustáceos, é um pescador muito habilidoso. pesca em vôo, apanhando a presa com a mandíbula inferior. Graças à extremidade afiada de seu bico e à força dos músculos do pescoço, o corta-mar consegue segurar a presa enquanto voa e retirá-la da água. É uma ave social que se aninha em colônias constituídas às vezes por milhares de casais.

   O ninho é uma cavidade quase imperceptível no chão. Os ovos são chocados tanto pelo pai quanto pela mãe, e os filhotes deixam o ninho logo que saem da casca. Quando estão aninhados na areia, é difícil percebê-los por causa de sua cor castanho-avermelhada. Ao nascer, as mandíbulas dos filhotes têm o mesmo comprimento e eles conseguem pegar o alimento no chão. Quando as penas começam a crescer, a mandíbula inferior vai se alongando e torna-se maior que a superior. Com seis semanas de idade os filhotes já são capazes de voar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário