Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Saiga


       Hoje, vamos falar de um animal muito interessante. Uma espécie passou por adaptações incríveis para se tornar o que é hoje. Ele não é muito conhecido, mas pode ter certeza de que você vai amar.


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Vamos falar sobre a Vaquejada...

       A vaquejada é um evento cultural comum do nordeste que surgiu entre os séculos XVII e XVII. O evento se resume a vaqueiros montados à cavalo tentando derrubar bois puxando-os pelo rabo. Desde 2010 essa atividade está sendo muito criticada por ativistas dos direitos dos animais em razão dos maus-tratos com os animais envolvidos neste evento.
       
       Em 2012, a lei 15.299/2013(Ceará) foi aprovada regulamentando a prática da vaquejada. Porém, em tempo recorde, os processos contra essa lei foram iniciados. Geuza Leitão, presidente da UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) alegou que a lei violava o artigo 225 da Constituição Brasileira, que proíbe práticas onde os animais são sujeitos à crueldade.
      Essa lei do Ceará, declarou a prática inconstitucional em todo o país. Mas, em outros estados do nordeste a prática ainda não é proibida, e em alguns casos, tem apoio do governo. Bahia,Alagoas, Teresina, Maranhão e Piauí, já possuem leis que regulamentam a prática da vaquejadas nos mesmos. Fortaleza ,diferente de seus vizinhos regionais, transformou não só a prática da vaquejada como de quaisquer outros eventos que submetam animais aos maus-tratos como crime. Ato que deveria ser seguido por todos os estados nordestinos. 

       Ativistas querem encerrar a vaquejada e transformar a prática da mesma em um crime em todo o país, o que seria ótimo. A prática já foi declarada inconstitucional pelo STF, porém existe uma grande pressão no governo, que ainda insiste em declarar o ato como sendo cultural. Pressão que está indo contra o declarado pelo STF e pela constituição.

       Os ativistas baseiam-se nas seguinte informações para serem contra o ato

"Bois
Entre as críticas, estão o ato de submeter os bois ao medo e desespero através de encurralamento e agressões a choque elétrico e pancadas, no intuito de fazê-lo correr em fuga e sua descorna sem anestesia. Os próprios atos de perseguir o animal e puxar sua cauda também são considerados agressões pelos defensores dos animais. Além disso, são relatadas com certa frequência consequências muito nocivas da tração forçada na cauda e da derrubada do boi, tais como fraturas nas patas, traumatismos e deslocamento da articulação da cauda ou até a sua amputação. Outro detalhe, reconhecido pelos próprios organizadores de vaquejadas, é que o boi pode não conseguir se levantar após ser derrubado, caso em que o julgamento da prova é realizado mesmo com o boi inerte no chão.
Cavalos
Pesquisas sugerem que os cavalos utilizados na vaquejada apresentam alterações físicas, bioquímicas e hematológicas em decorrência do estresse associado ao exercício físico, à falta de uma rotina de treinamento adequado e às condições ambientais inóspitas dos parques de vaquejada.Também se verifica uma alta frequência de desequilíbrios podais, provavelmente causados por técnicas inadequadas de casqueamento e ferrageamento. Ainda, seu manejo sanitário nas vaquejadas é bastante deficitário quanto à prevenção e controle de doenças infecto-contagiosas, fato agravado pela falha na fiscalização interestadual e principalmente pela falta de controle sanitário nos locais dos eventos, permitindo a entrada de animais doentes, o que favorece a disseminação de suas doenças e põe em risco a saúde humana, em particular dos tratadores. Os cavalos são atiçados a correr mediante golpes de esporas aplicados pelos vaqueiros. Além das consequências físicas nos animais, questões éticas entram em debate, como o questionamento do embasamento moral de se explorar e agredir animais para fins de diversão, a validade de se chamar de esporte um evento de entretenimento baseado por definição no abuso dos mesmos e o dilema da prevalência do valor cultural deste tipo de atividade sobre o bem-estar e a dignidade dos bichos."

       Vaquejada é um evento que mesmo sendo cultural,para algumas pessoas, tem que ser proibido realmente. O modo como os bois são tratados é desumano ,a meu ver. O fato de ser um evento de séculos atrás não significa que essa atitude deva ser aceita. Além so fato de que alguns estados estão indo contra a constituição e contra as declarações de STF. Eu apoio ,totalmente, esse manifesto e acho que o governo tem que decidir logo, pois , nesse momento, mais animais estão sofrendo por causa da ignorância humana.


Resultado de imagem para vaquejada desenho protesto



Espero que tenham gostado da postagem. Comentem o que vocês acham da proibição da vaquejada no Brasil. Uma boa noite e até a próxima postagem.


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O Maior Animal e cada Filo dos VERTEBRADOS



      5 - Anfíbios 

Salamandra Gigante (Andrias davidianu)

       Para representar os anfíbios em grandiosidade, a salamandra gigante faz jus ao nome e ao assunto da postagem. Essa espécie de salamandra é considerada a maior espécie de anfíbios do mundo, podendo ultrapassar os 2 metros de comprimento e pesando até 25kg.
       Esse animal, é encontrado em córregos e lagos das montanhas da China e do Japão. É uma típica salamandra em proporções maiores. Possui um corpo com manchas acastanhadas e uma pele enrugada e porosa, facilitando a respiração cutânea. É um animal de hábitos noturnos e metabolismo lento , podendo ficar semanas sem se alimentar.
       Uso de pesticidas, construções de barragens e desflorestação são fatores que ameaçam essa espécie, mas a culinária típica dos países onde ela habita é o fator que torna esta espécie ameaçada de um jeito crítico.


Resultado de imagem para salamandra gigante


       4 - Répteis

Crocodilo Marinho (Crocodylus porosus)

       Atualmente, o maior réptil conhecido é o Crocodilo Marinho. Podendo ser chamado de crocodilo-de-água-salgada ou crocodilo poroso, esse réptil pode atingir 7 metro de comprimento e pesar 1500 kg. Essas características só se aplicam aos machos da espécie. As fêmeas medem de 1 a 3 metros de comprimento. Esse fenômeno é conhecido como dimorfismo sexual.
       Como o nome já diz, esse animal é encontrado , na maioria das vezes em águas salgadas. Mas, pode ser encontrado em rios e estuários.A sua distribuição estende-se pelos Oceanos Índico e Pacífico, desde a costa leste da Índia, de Bangladesh(manguezais do Delta do Ganges), Myanmar e Tailândia às Ilhas Andaman e Nicobar e a maior parte das ilhas da Indonésia, da costa do Vietname às Ilhas Salomão e Filipinas, sendo mais comum no Norte da Austrália e Nova Guiné.
       Esse animal não está na lista de ameaçados mas é uma enorme ameaça, literalmente, para humanos. Então se você for em algumas dessas áreas , tome cuidado.

Resultado de imagem para crocodilo gigante de agua salgada


       3- Aves

Avestruz (Struthio camelus)

       Para representar as aves,o avestruz é o animal correto. Considerado a maior ave do mundo, esse animal pode medir 2,5 metros de altura, e pesar 150 kg. Essa não é uma espécie de ave voadora, porém a natureza compensou e proporcionou a esse bichos pernas compridas, que possibilitam os avestruzes a correr numa velocidade de 80 Km/h.
       Essas simpáticas aves são encontradas correndo ,livremente, por boa parte da África e pelo Oriente Médio. São aves não migratórias que se organizam e grupos, nômades, de até 50 indivíduos.
São aves que podem ficar sem beber água por um longo período. Esses animais podem identificar a um predador de um grande distância por causa da sua incrível audição e visão. E eles sabem se defender em. Podem ferir ,seriamente, seus predadores com coices.
Resultado de imagem para avestruz


        2- Peixes

Tubarão Baleia (Rhincodon typus) 
  
       É o maior peixe do mundo atualmente. O maior registrado media incríveis 12,65 metros de comprimento, e pesava 21,5 toneladas. Entretanto, existem registros não confirmados de exemplares medindo 20 metros e pesando 34 toneladas. É um animal lindo, e amigável. Não é perigoso para os humanos, pois sua dieta baseia-se em plâncton. Estima-se que ele filtre 1,7 litros por segundo.
      Ele vive em oceanos quentes de clima tropical. Possui uma boca larga que possibilita a filtração de bastante água. Essa também é a maior espécie de tubarão. É cinza azulado com pontos brancos em todo o corpo. São mais vistos na Tailândia, Mar Vermelho, Maldivas ,Galápagos, Filipinas e Austrália. Esse é o xódo de mergulhadores. Essa espécie é umas das que fazem com que as pessoas procurem tanto o mergulho, movimentado a economia de muitos países.
Resultado de imagem para tubarao baleia gigante


       1- Mamíferos

Baleia Azul (Balaenoptera musculus)

       A baleia azul não é só o maior mamífero do mundo, ela é o maior animal do mundo. Ela bate todos o recordes. Medindo 30 metros de comprimento e pesando 180 toneladas, esse mamífero aquático é incrivelmente grande. São muitas coisas que eu poderia falar desse animal mas eu pretendo fazer uma postagem ,exclusivamente, para ela, então ficarei por aqui, mostrando apenas as proporções desse animal.

Resultado de imagem para baleia azul fotos



Espero que tenham gostado da postagem de hoje e se quiserem mais postagens como essa comente lá na página do Jabuti.com no facebook.
Lembrando, postagens todas segundas, quartas e sextas.
Compartilhem o site com amigos de vocês e muito obrigado , mais uma vez, pela visualização.

para acessar a página do facebook clique aqui

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Dia do Rio !!!

       Os rios são cursos de água ,formados pelas chuvas ou pelo degelo de picos montanhoso, que são importantíssimos para o meio ambiente. Mas ,pela ignorância de muitas pessoas, os rios estão sendo muito prejudicados. Então, a Secretaria de Meio Ambiente resolveu tomar uma iniciativa.

       O descarte de lixo e esgoto irregular nos rios, é indesculpável. Indesculpável para a população,  que possui uma coleta regular de lixo, e para o governo, que deve investir em tratamento de esgoto antes que o mesmo seja descartado em córregos e riachos.

       Os rios servem como habitat e fontes de alimentos para diversas espécies . Contudo ,com a poluição, esses animais acabam morrendo ou contaminados, o que dificulta a sobrevivência da espécie. Atualmente, é bem difícil observarmos  ,no meio da civilização, rios onde ainda existam peixes.

       Por esses e outros motivos,  a Secretaria  de Meio Ambiente resolveu emplementar a Semana do Rio, com o tema "Ações para sustentabilidade regional". Esse evento têm o intuito de conscientizar os jovens e a população que o descarte irregular nos rios é errado e que devemos preservar os recursos hídricos da região. Com isso preservando todos os seres vivos que precisam deles, inclusive nós seres humanos.

       Por falta de divulgação, não tive oportunidade de informa-los antes, pois esse evento começou no dia 21 de novembro e terminará amanhã,  dia 24 de novembro, Dia do Rio. Entretanto, mesmo que não tenhamos participado da Semana do Rio, devemos fazer nossa parte. Incentivando o descarte correto de lixo em nossos bairros,comunidades e condomínios,  e denunciando o descarte ilegal de esgoto.

         Pesquisei e achei uma lista muito importante que o Comitê Da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco publicou:
       "1- Envolvimento e comprometimento – em primeiro lugar é preciso se envolver com o assunto, você pode fazer isso buscando informações sobre as necessidades que o rio tem, assim como as necessidades do povo que vive desse rio. Além disso, você pode se comprometer e se integrar a algum grupo que busque o mesmo objetivo que você.

2- Economia de água – Quanto maior a economia de água, menor a quantidade de detritos de esgotos jogados no rio. Procure meios de economizar água .

3- Preservar as matas ciliares – As margens dos rios possuem uma mata muito importante: as matas ciliares. São elas que garantem a qualidade da água, a vida selvagem, que evitam o assoreamento e que os restos de detritos de esgotos cheguem até o rio. reduzem a erosão, filtram a poluição e proporcionam sombra e proteção aos peixes. Além disso, ainda deixam o rio mais bonito e arborizado.

5 – Evite a poluição dentro de casa – Nunca jogue algo nos ralos de casa ou da rua. Os sistemas de escoamento não fazem o tratamento dos materiais que não são biodegradáveis.

6 – Cuidado com os produtos químicos – Evite utilizar quantidades eleveadas de protudos químicos, como óleo para motorotes, anticongelantes e detergentes de carros. Jamais use-os próximo ao rio.

7-  Apresente o rio a um amigo – As pessoas tendem a se encantar com a natureza vendo de perto. Faça um ecoturismo e mostre um lugar lindo em que o rio percorre.

8 – Denuncie vazamentos, lixo e poluição – Ações rápidas podem minimizar as consequências causadas à água e ajudar a achar quem cometeu o crime."

       Para acessar o site do Comitê clique aqui.

      Bom, amanhã é o Dia do Rio, mas não vamoa deixar que essas ações sejam feitas apenas nesses periodos. Vamos nos mobilizar para que o nosso meio ambiente se torne um lugar melhor para se viver.

        Espero que tenham gostado da postagem e não esqueçam de compartilhar o blog com seus amigos. Isso me ajuda muito e ajuda muito o nosso meio ambiente. Até a próxima postagem!!!!!!!!!!






segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Projeto Tatuí 26 de novembro na praia de Ipanema

       A poluição é um dos grandes problemas que afetam mais e mais o meio ambiente. Existe vários tipos de poluição,  mas hoje falarei de uma que afeta, além dos seres humanos, diversas espécies de seres vivos, a poluição marinha.

       Esgotos ilegais, óleo de navio, vazamento de petróleo, descarte de lixo não degradável, tudo isso piora as condições de vida de diversos animais marinhos. Cerca de 14 bilhões de toneladas de lixo são acumulados nos oceanos todos os anos, fora os diversos acidentes e vazamentos de navios petroleiros e oleodutos que contaminam a água do mar.

      Então já podemos ter uma idéia do estrago.

       Como já foi constatado, a contaminação da água mata uma grande quantidade de seres vivos; como peixes, que precisam da água para retirar o oxigênio e com a água contaminada é fatal para diversas espécies; tartarugas, qie confundem sacolas plasticas com águas-vivas e morrem asfixiadas; aves marinhas, que confundem o lixo com alimento e acabam morrendo; e ,principalmente, os plânctons , que morrem com a contaminação e deixam de produzir o oxigênio que precisamos. Os plânctons são responsáveis pela produção de 40% do oxigênio que utilizamos.

        Então, venho aqui convidar todos vocês,especialmente o pessoal do Rio de Janeiro, para um importante evento de limpeza de praia organizado pelo Instituto Ecológico Aqualung. O evento é multi social e livre com o intuito de ,simplesmente, limpar a praia de Ipanema , no Rio de Janeiro. Será um evento que a presença de todos é muito importante pra todos os seres vivos afetados pela poluição marinha.

       O evento ocorrerá no dia 26 de novembro de 2016 (sábado) das 9:00hrs às 13:00hrs no posto 10 da praia de Ipanema. Para participar é só levar 1kg de alimento não perecível,  que será doado para a Casa Ronald McDonald. E no final, quem recolher mais lixo vai ganhar um troféu bem legal.
Então, pessoal do Rio de Janeiro, por favor, tentem ir. É muito importante a presença de vocês para o meio ambiente. Eu estarei lá!!!

Para saber mais sobre o projeto e sobre o Aqualung, clique aqui.

Espero que tenham gostado da postagem de hoje, estou tentando postar aqui no blog toda segunda,quarta e sexta,  então fiquem ligados!!!!




sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Fogos de artifício e os animais domésticos

A um mês do natal e fim de ano, aproximadamente, a preocupação com os nossos animais domésticos devem começar a aumentar. Cães e gatos são os mais afetados ,nesses períodos de comemorações, por causa dos fogos de  artifício e rojões . Então, quem possui um animalzinho de estimação ,deve triplicar os cuidados nesse momento para não prejudicar o seu companheiro.
     
       Os fogos de artifício pintam as noites comemorativas do mundo. Rojões explodem no céu, um mais estrondoso que o outro. Cores, formas, padrões que impressionam qualquer um, com exceção dos nossos animais domésticos. O ouvidos caninos captam uma frequência duas vezes maior que a dos seres humanos, e tem a capacidade de ouvir sons de uma distância quatro vezes maior do que a distância audível pelo homem. Os gatos possuem uma sensibilidade auditiva ainda maior que a dos cães , e ainda possuem 27 músculos e suas orelhas que auxiliam esses felinos a focar em determinado som. Então, já podemos ver como os rojões e fogos de artifícios prejudicam a audição desses animais.

       Esses estrondos podem causar danos físicos como a ruptura ou laceração no tímpano do animal provocando surdez. E danos psicológicos , o que aumenta a ansiedade do animal fazendo com que ele tenha tremores, aumento dos batimentos cardíacos , excesso de vocalização e, em casos extremos, a morte do animal. Para tentar minimizar esses efeitos existem diversos  modos:

"O que o proprietário pode fazer é prever eventos que tenham mais utilização de fogos de artifício e colocar em prática uma série de medidas que podem mascarar o acontecimento ou desviar o foco de atenção do animal. Alguns procedimentos devem ser evitados, como ficar com o cão no colo, como se quisesse consolá-lo (ele vai entender que o comportamento emitido naquele momento está correto e sendo recompensado) ou alimentá-lo no momento dos fogos (forneça a comida pelo menos uma hora antes ou dê pequenas porções escondidas em brinquedos). Algumas medidas podem ser adotadas, como: colocar algum som mais alto e suportável ao cão no ambiente (como música ou televisão); enriquecer o ambiente do animal com brinquedos ou desafios para que este possa ter sua atenção desviada (bolinhas, túneis, caixas de papelão entreabertas); se ele insistir em se esconder, permitir que sua cama ou casa fique em local resguardado e abrigado (como no canto de um sofá ou debaixo de uma mesa); evitar o acesso a locais potencialmente perigosos (varandas, janelas e piscinas); colocá-lo em contato com outros cães, preferencialmente que não se assustem com barulhos; e fechar cortinas, portas e janelas (buscando minimizar o som). De qualquer forma, cães que ainda sofrem nestas situações podem ser manejados sob tranquilização/sedação (com estrito controle do médico-veterinário) ou passar por um processo de adestramento conhecido como dessensibilização (o cão é, progressivamente, colocado em contato com sons cada vez mais altos, até se "acostumar" com o barulho de fogos de artifício). Essa última alternativa deve ser feita com pessoal especializado neste tipo de condicionamento (uma boa dica é pedir informações às associações de raça; nunca aceite a ajuda de práticos ou "adestradores de fundo de quintal")."

Essas informações foram tiradas de um site seguro e profissional que você pode acessar clicando aqui. La você encontrará com mais detalhes o que pode acontecer com seu bichinho, como prevenir e como cuidar.

Espero que eu tenha ajudado em relação a isso e que vocês tenham gostado da postagem. Se informem mais sobre tais eventos e tentem , de todos os jeitos, minimizar essas consequências dos rojões e fogos de artifício nos nossos cachorrineo e gatineos.
Até a proxima postagem!!!




segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Desculpas...

Olá,
       Bom, venho aqui dar-lhes minhas sinceras desculpas pela falta de conteúdo do blog. Sei que abandonei o blog totalmente, mas tive motivos mais importantes no momento que me levaram ,infelizmente, a tomar essa decisão, pois não queria postar conteúdo de má qualidade. Como vocês sabem tenho, atualmente, 15 anos e estou no início do meu ensino médio integrado com um curso técnico de meio ambiente no IFRJ. Obviamente, tive muitos trabalhos e parei com as postagens do blog. Porém, não queria acabar com o blog. Não queria deixar de transmitir o pouco de informações que passo para os leitores que ajuda muito o nosso meio ambiente. Então, venho informar que voltarei a postar no blog e agora com mais regularidade e mais qualidade nas postagens.

       Para começar,  quero fazer uma proposta. Como estamos em um recomeço no blog, venho pedir para que você plantem. Plantem qualquer coisa: flores,frutos, frutas, árvores, qualquer coisa, contanto que plantem.
       Como a maioria deve saber, na 21° Conferência das Partes (COP21), em Paris, foi proposto um acordo com o intuito de fortificar a resposta do mundo em relação ao aquecimento global. O acordo , conhecido como Acordo dr Paris, foi aprovado pelos 195 países da UNFCCC para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Para saber mais do Acordo de Paris aqui.
       Hoje, foi eleito o novo presidente dos Estados Unidos da América. Donald Trump , falou que é contra o acordo, que vai continuar a incentivar o uso de combustíveis fósseis e que até duvida da ciência. Então ,vocês ja perceberam como o presidente vai ajudar o meio ambiente né...

      Mas o que isso tem a ver?
       Bom, com essa situação tive a ideia dessa proposta. As árvores ajudam a filtrar o ar e assim ajudam no combate ao aquecimento global. É um jeito de se manifestar ,indiretamente, contra isso.

       A proposta é a seguinte: escolha uma planta e plante a semente e fotografe. Quando começar a brotar, fotografe. Fotografe todos os estágios da plantação e envie para a página do Facebook Jabuti.com . Então personalize,  crie, e abuse das cores e sabores que a natureza proporciona. As 5 plantações mais bonitas e criativas apareceram na página do facebook, que também será atualizada com mais frequência. Então podem começar a pensar no que farão.

       Espero que vocês entendam os meus motivos da pausa do blog e conto com o apoio de vocês para voltar com tudoooo.
Até a próxima postagem!!!