Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Vamos falar sobre a Vaquejada...

       A vaquejada é um evento cultural comum do nordeste que surgiu entre os séculos XVII e XVII. O evento se resume a vaqueiros montados à cavalo tentando derrubar bois puxando-os pelo rabo. Desde 2010 essa atividade está sendo muito criticada por ativistas dos direitos dos animais em razão dos maus-tratos com os animais envolvidos neste evento.
       
       Em 2012, a lei 15.299/2013(Ceará) foi aprovada regulamentando a prática da vaquejada. Porém, em tempo recorde, os processos contra essa lei foram iniciados. Geuza Leitão, presidente da UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) alegou que a lei violava o artigo 225 da Constituição Brasileira, que proíbe práticas onde os animais são sujeitos à crueldade.
      Essa lei do Ceará, declarou a prática inconstitucional em todo o país. Mas, em outros estados do nordeste a prática ainda não é proibida, e em alguns casos, tem apoio do governo. Bahia,Alagoas, Teresina, Maranhão e Piauí, já possuem leis que regulamentam a prática da vaquejadas nos mesmos. Fortaleza ,diferente de seus vizinhos regionais, transformou não só a prática da vaquejada como de quaisquer outros eventos que submetam animais aos maus-tratos como crime. Ato que deveria ser seguido por todos os estados nordestinos. 

       Ativistas querem encerrar a vaquejada e transformar a prática da mesma em um crime em todo o país, o que seria ótimo. A prática já foi declarada inconstitucional pelo STF, porém existe uma grande pressão no governo, que ainda insiste em declarar o ato como sendo cultural. Pressão que está indo contra o declarado pelo STF e pela constituição.

       Os ativistas baseiam-se nas seguinte informações para serem contra o ato

"Bois
Entre as críticas, estão o ato de submeter os bois ao medo e desespero através de encurralamento e agressões a choque elétrico e pancadas, no intuito de fazê-lo correr em fuga e sua descorna sem anestesia. Os próprios atos de perseguir o animal e puxar sua cauda também são considerados agressões pelos defensores dos animais. Além disso, são relatadas com certa frequência consequências muito nocivas da tração forçada na cauda e da derrubada do boi, tais como fraturas nas patas, traumatismos e deslocamento da articulação da cauda ou até a sua amputação. Outro detalhe, reconhecido pelos próprios organizadores de vaquejadas, é que o boi pode não conseguir se levantar após ser derrubado, caso em que o julgamento da prova é realizado mesmo com o boi inerte no chão.
Cavalos
Pesquisas sugerem que os cavalos utilizados na vaquejada apresentam alterações físicas, bioquímicas e hematológicas em decorrência do estresse associado ao exercício físico, à falta de uma rotina de treinamento adequado e às condições ambientais inóspitas dos parques de vaquejada.Também se verifica uma alta frequência de desequilíbrios podais, provavelmente causados por técnicas inadequadas de casqueamento e ferrageamento. Ainda, seu manejo sanitário nas vaquejadas é bastante deficitário quanto à prevenção e controle de doenças infecto-contagiosas, fato agravado pela falha na fiscalização interestadual e principalmente pela falta de controle sanitário nos locais dos eventos, permitindo a entrada de animais doentes, o que favorece a disseminação de suas doenças e põe em risco a saúde humana, em particular dos tratadores. Os cavalos são atiçados a correr mediante golpes de esporas aplicados pelos vaqueiros. Além das consequências físicas nos animais, questões éticas entram em debate, como o questionamento do embasamento moral de se explorar e agredir animais para fins de diversão, a validade de se chamar de esporte um evento de entretenimento baseado por definição no abuso dos mesmos e o dilema da prevalência do valor cultural deste tipo de atividade sobre o bem-estar e a dignidade dos bichos."

       Vaquejada é um evento que mesmo sendo cultural,para algumas pessoas, tem que ser proibido realmente. O modo como os bois são tratados é desumano ,a meu ver. O fato de ser um evento de séculos atrás não significa que essa atitude deva ser aceita. Além so fato de que alguns estados estão indo contra a constituição e contra as declarações de STF. Eu apoio ,totalmente, esse manifesto e acho que o governo tem que decidir logo, pois , nesse momento, mais animais estão sofrendo por causa da ignorância humana.


Resultado de imagem para vaquejada desenho protesto



Espero que tenham gostado da postagem. Comentem o que vocês acham da proibição da vaquejada no Brasil. Uma boa noite e até a próxima postagem.


Um comentário:

  1. Eu apoio que a vaquejada volte
    É respeito quem acha que é maus tratos
    Mas cada um com sua opinião

    ResponderExcluir