Páginas

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Falcão Peregrino

FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Falconiformes
FAMÍLIA: Falconidae
NOME CIENTÍFICO: Falco peregrinus
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 45 cm Cauda estreita e comprida
Cor: azul-acinzentada com listras escuras; coroa preta na cabeça; cauda com pontas brancas; pintas na 
barriga, que é esbranquiçada
Batida rápida das asas
Período incubação:1 mês
Ninhada: 3 ovos

Apesar de ser um caçador destemido, muito valorizado pelos falcoeiros, o falcão-peregrino nunca se defende de outras aves. O milhafre e outras aves de rapina muitas vezes esperam o falcão-peregrino matar uma vítima para tomar-lhe a presa.

O falcão peregrino ocorre na Europa, Ásia, Austrália e América. Durante o inverno, os falcões europeus migram para a África. O falcão peregrino prefere o campo aberto, as praias e pântanos perto de colônias de aves aquáticas e ribeirinhas. É encontrado também em cidades grandes.

Em geral põe seus ovos num penhasco, muitas vezes sem ninho. Os ovos são incubados pelo casal de pais. O falcão peregrino tem o bico superior denteado, próprio dos falcões. Alimenta-se quase exclusivamente de outras aves, que ele alcança facilmente no vôo. É uma das mais rápidas aves de velocidade seu mergulho chega a 288 Km/h. O choque que a presa leva ao ser atingida em pleno vôo pelas garras do peregrino é tão forte que morre instantaneamente. A quantidade de peregrinos tem diminuído rapidamente nos últimos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário