Páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Gibão

Nome comum: Gibão
Nome em inglês: White handed gibbon
Nome científico: Hylobates lar
Filo: Chordarta
Classe: 
Mammalia
Ordem: Primates
Família: hylobatidae

Características:
Altura:
 45 a 90 cm
Comprimento do braço: até 70 cm
Peso: 20 quilos
Postura:
 ereta
Coluna vertebral em forma de S

Maturidade: 7 anos
Período de gestação: 210 dias
Cria: 1 de cada vez

Distribuição geográfica: Florestas tropicais do Sudeste Meridional, Ásia, inclusive a Tailândia, Malásia, Indonésia, e a área que cercam a China Meridional até a Birmânia Oriental.
O gibão é um dos macacos mais rápidos e ágeis. A natureza o dotou de grande força. Se fosse do tamanho de um homem, o gibão seria 15 vezes mais forte que este. Além disso, seus braços têm quase o comprimento do corpo.

Estes braços tão grandes permitem ao gibão saltar árvores com grande facilidade. Ele começa escolhendo um galho a vários metros de distância e pulando em sua direção com maior segurança. Quando agarra o galho, aproveita o impulso e se balança para o outro galho. Usando sua velocidade para mudar de direção, alcança facilmente o topo das árvores.

Os gibões viajam em bandos através da floresta tropical, e parecem divertir-se imensamente enquanto avançam. Adaptam - se bem ao cativeiro. Comem sossegadamente, podendo até repartir com um companheiro um pedaço de fruta , sem brigar - o que é raro entre os macacos. Eles tem um grito característico, que é alto e prolongado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário