Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Saiga


       Hoje, vamos falar de um animal muito interessante. Uma espécie passou por adaptações incríveis para se tornar o que é hoje. Ele não é muito conhecido, mas pode ter certeza de que você vai amar.



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Pantholopinae
Gênero: Saiga
Espécie: Saiga tatarica

       Saiga é uma espécie de antílope muito interessante e desconhecida. É uma espécie que parece de filme pré-histórico, mas não é. Esse bicho ocorre nas margens do Mar Negro, no sopé das montanhas dos Cárpatos, no extremo norte do Cáucaso, na Dzungaria e na Mongólia.Ele já esteve em áreas muito maiores, mas por causa das suas particularidades, ele acabou sumindo dessas áreas e ,daqui a pouco, do mundo.

      Esse lindo animal é marcado pelo seu exótico nariz flexível. Esse nariz é umas das coisas mais impressionantes que já vi no mundo animal. Tal órgão é capaz de esquentar o ar frio do inverno, que no seu habitat é muito rigoroso, e serve para filtrar o ar impedindo a inalação de poeiras e areias. 
      Esses animais podem chegar até 1 metro , pesar 30 e 65 kg e vivem até 10 anos. As fêmeas são menores e não possuem chifres como os machos. São de uma coloração marrom amarelada e os chifres possuem um lindo detalhe em espiral.
      As saigas são animais que vivem em grupos de apenas uma macho para uma número variado de fêmeas (de 5 a 50). Se alimentam da vegetação de seu habitat e possuem uma outra característica incrível. Eles são capazes de se alimentar de plantas que ,para outros animais, são tóxicas e muito perigosas. Foi o jeito que essa espécie arranjou para se alimentar na falta de comida, se alimentando do que outros animais não são capazes de se alimentar.
      Podem cobrir enormes distâncias e nadar em rios. Evitam áreas íngremes e acidentadas. Em novembro as brigas começam. Os machos disputam as fêmeas na chifrada e quem ganha leva todo o rebanho do macho adversário e , na primavera, ganha um ou dois descendentes de cada fêmea. 

    Porém, infelizmente, esse lindo animal está em perigo crítico de extinção. O chifre do antílope saiga é usado na medicina tradicional chinesa e pode valer cerca de 150 dólares. A demanda pelos chifres tem dizimado a população do animal na China, onde o antílope saiga é uma das espécies protegidas, sendo sua caça e contrabando ilegais.
     Sob os auspícios da Convenção sobre Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS), também conhecida como a Convenção de Bona, o "Memorando de Entendimento (MoU) Referente à Conservação, Restauração e Uso Sustentável do Antílope Saiga" foi concluído e entrou em vigor 24 de setembro de 2006. O declínio do saiga é um dos mais rápidos colapsos populacionais de grandes mamíferos recentemente observado, sendo que o "Memorando de Entendimento" visa reduzir os níveis de exploração atuais e restaurar a população desses animais nômades que vivem nas estepes da Ásia Central.
     
     Essa espécie é muito interessante e pouco conhecida por isso que trouxe ela pro blog, para que todos conheçam antes que esse animal inofensivo seja extinto pela ganancia e ignorância dos seres humanos. Veja como é incrível esse animal:

Resultado de imagem para saigas

Imagem relacionada


  Boom, espero que tenham gostado da postagem de hoje. Compartilhem o blog com amigos para que todos vejam esses lindos animais. Até a próxima postagem pessoal!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário