Páginas

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Aardvark

     Depois de muito tempo entocado venho apresentar mais um incrível animal. Um peculiar ser africano que fica entocado a maior parte da vida e acho que não foi coincidência falar dele hoje. Então, senhoras e senhores , conheçam o Aardvark

Resultado de imagem para aardvark animal




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mamíferos 
Ordem: Tubulidentata
Família: Orycteropodidae
Gênero: Orycteropus
Espécie: Orycteropus afer 

     O aardvark , também conhecido como porco-da-terra ou porco-formigueiro, é um  mamífero africano incrivelmente peculiar e interessante. Esse bichinho ,quando adulto, pode medir de 1,40 até 2,20 metros de comprimento e pesar de 40 a 100 quilogramas. O corpo robusto ,que possui a mera semelhança com um porco, é revestido por uma densa camada de pele e por poucos pelos grossos e castanhos. Mas o que impressiona mesmo é a sua cabeça. O crânio alongado sustentado por um curto pescoço é cheio de curiosidades. O focinho comprido sustenta uma narina achatada,parecida com a de um porco, que é incrivelmente móvel. Sua boca tubular abriga um língua grudenta e vermiforme que pode chegar a 30 centímetros de comprimento. Possuem olhos pequenos formados basicamente por hastes e no topo da cabeça um par de orelhas poderosíssimas longas e pontudas que alcançam os 25 centímetros, ajudam o animal a localizar possíveis predadores.
     Esses animais podem viver ente 20 e 25 em cativeiro e por serem raros e difíceis de estudar não se sabe ao certo a sua estimativa de vida na natureza. Os porcos-da-terra são exemplos de fósseis vivos. Fósseis de parentes próximos foram encontrados na África e acreditasse que a ossada era do período Paleoceno. São animais de hábitos noturnos e seus olhos formados por hastes fazem com que eles enxerguem bem à noite. Suas orelhas também ajudam a identificar possíveis predadores na noite africana. Possuem garras e patas ágeis e fortes capazes de cavar tocas de até 3 metros em apenas 1 minuto. 

     Habitam nos bosques,savanas e pastagens da África subsaariana onde o alimento é facilmente encontrado.  Se alimentam de formigas e cupins com facilidade graças a sua língua comprida e grudenta, mas se alimentam também do pepino de aardvark com a ajuda de seus 20 dentes. A gestação que demora 7 meses gera apenas um filhote que fica dentro da toca até a maturidade.
     Em algumas tribos africanas o aardvark é usado em rituais pois os locais admiram a perseverança na procura de alimentos durante a noite. Acredite-se também que esse animalzinho cheio de curiosidades era cultuado pelos antigos egípcios pois o deus Set é representado com corpo de humano e cabeça de aardvark.





Imagem relacionada

Imagem relacionada




Espero que tenham gostado desse curioso animal e da postagem

Compartilhem o blog com os amigos e conhecidos
Curtam a página do Jabuti.com no facebook
e até a próxima postagem !!!!!!

2 comentários: