Reino: Plantae
Clado: Angiospérmicas
Clado: Eudicotiledóneas
Clado: Asterídeas
Ordem: Lamiales
Família: Baroginaceae
Gênero: Cordia
Espécie: Cordia superba
Essa é a Babosa Branca, também conhecida como carapiá ,taiaçu ou baba de boi , é uma árvore de porte médio comum em áreas de mata tropical com solos úmidos da região sudeste do Brasil. Esta árvore pode atingir de 7 a 10 metros de altura e possui folhas que chegam a 18 centímetros de comprimento e 7,5 centímetros de largura. A face das folhas é de um verde escuro um pouco brilhante e possui uma textura mais lisa. Diferente da parte inferior que é de um verde mais pálido e sem brilho com nervuras bem definidas. Possuem um tronco com cerca de 30 centímetros de diâmetro.
Possui lindas flores brancas que florescem ao longo do ano, porém com mais frequência no verão. Essas flores não chegam a 10 centímetros e possuem estrutura em forma de cone.
Essa árvore possui frutos que são bagas em formato oval, que quando maduros possuem coloração branca que são muito apreciados pela fauna por serem doces e pegajosas.
A babosa branca é muito utilizada em paisagismo por ser fácil de manter e de se obter sementes, e pela sua beleza também. Pode ser muito encontrada enfeitando ruas e praças por esses motivos. Se adapta bem a urbanização e é uma opção ,também, pelo fato de uma copa com alta densidade.
Essa árvore possui uma curiosidade muito legal. O fruto da Cordia superba ,além de ser apreciado pela fauna, também era apreciado por índios, que comiam e utilizavam o mesmo para o preparo de água-ardente.
Espero que tenham gostado da postagem!!
Compartilhem com os amigos que isso me ajuda muito e ajuda muito o meio ambiente também!!
Curta nossa página do facebook que é Jabuti.com e
Até a próxima postagem!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário