Reino: Animalia
Filo:Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Gênero: Atelopus
Espécie: Atelopus varius
A rã-arlequim (Atelopus varius), é uma espécie de anfíbio neo-tropical que ,antigamente podia ser encontrada da Costa Rica até ao Panamá, mas ,infelizmente, hoje encontra-se em perigo de extinção, havendo apenas uma pequena população remanescente perto de Quepos, na Costa Rica e provavelmente encontra-se extinta no Panamá. Variações na temperatura do ar, precipitação, padrões de fluxo atmosférico e subsequente dispersão do fungo Batrachochytrium dendrobatidis, ligado a mudanças climáticas globais, têm sido as principais causas para o declínio desta espécie .
Diferente do que todo mundo pensa, esse animal não é uma rã. Ele é um sapo de hábitos diurnos que são encontrados em rochas e em fendas ao longo de córregos em florestas úmidas de altitude.O sapo arlequim variável Costa Rica é lento e muitas vezes permanece na mesma área por longos períodos de tempo. A coloração desse bichinho provavelmente serve como um aviso aos potenciais predadores da toxicidade do sapo que contém tetrodotoxina, uma potente neurotoxina.
A sua fonte de alimento principal é pequenos artrópodes, que são mais abundantes durante a estação seca . O predador só conhecido da rã arlequim é uma mosca que deposita suas larvas na superfície da coxa da rã. As larvas, em seguida, avançar para enterrar o sapo dentro e comê-lo a partir de dentro.
Espero que tenham gostado da postagem, segunda-feira tem mais.
Compartilhe com os amigos que isso me ajuda muito.
Até a próxima postagem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário