Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Lagosta-boxeadora

         Senhoras e senhores, amantes da biodiversidade terrestre, hoje, eu venho apresentar mais um incrível animal. Um ser de personalidade. Com habilidades impressionantes, assim como suas características físicas. Então quero que conheçam a Lagosta-boxeadora.

Resultado de imagem




Reino: Animalia
Filo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Stomatopoda
Família: Odontodactlydae
Gênero: Odontodactylus
Espécie: Odontodactylus scyllarus

         Esse lindo animal é uma espécie de tamarutaca ou lacraia do mar ,que encanta todos pela sua beleza e pelas suas características marcantes. Pode medir de 15 a 30 centímetros sendo uma das maiores lagostas coloridas. Possui a carapaça numa estampa "meio leopardo" da cor verde e suas patas são corais, mais para o vermelho. O seu corpo também é verde.
         A lagosta-boxeadora possui olhos incríveis. Cada olho possui 3 pontos de focos capazes de enxergar do espectro ultra violeta até o infravermelho . Esses animais possuem nos olhos 12 tipos de cones receptadores, 4 vezes a quantidade de cones que nós, seres humanos, possuímos.

         Também conhecido como camarão mantis, esses seres habitam a costa de mares tropicais e subtropicais, são nativas do Indo-Pacífico, encontradas de Guam até a África Oriental. Vive em tocas que constrói no fundo dos corais, mas também utilizam buracos feitos por outros animais, em rochas ou locais próximo dos corais. É encontrada a cerca de 40 metros de profundidade.
         São predadoras letais que se alimentam de camarões, moluscos, peixes e caranguejos. Não são animais muito grandes, mas possuem poderosíssimas patas capazes de fazer um estrago. Possuem duas patas dianteiras,para ser mais exato, que são capazes de golpear sua presa na mesma aceleração de uma arma calibre 22. Golpeia com uma força de impacto de 60 kg/cm³ e em menos de 1/3000 de segundo. E é por isso que esse pequeno animal  tem esse nome e está na lista dos mais violentos do planeta.
         Capazes de quebrar a carapaça de um caranguejo com facilidade e provocar uma onda de choque, matando mesmo tendo errado o golpe. Ela mata despedaçando , sem pena, a sua presa. Uma outra curiosidade é que ela move as patas tão rápido, que a água chega a ferver, o nome desse fenômeno é super-cavitação.

       Pela sua beleza ,as pessoas acabam tentando utilizar esse animais como adereços em aquários, mas tem que tomar cuidado pois eles quebram o vidro do aquário com facilidade. Esse animais possuem um dismorfismo sexual, as fêmeas são avermelhadas. Mais uma curiosidade!!! Estão sendo estudados os olhos e as patas desses animais, os olhos para melhorar os componentes óticos, e as patas para formarem uma armadura para soldados e aviões da Força Aérea norte-americana.


Imagem relacionada

Lagosta-boxeadora fêmea



Bom espero que vocês tenham gostado da postagem
Compartilhem o blog com os amigos
Curta a página do Jabuti.com no Facebook
Então, até a próxima postagem, tchau!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário