Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Polvo-de-anéis-azuis

          Quero que conheçam mais um incrível animal. Um molusco cefalópode que encanta todos com sua beleza e amedronta muitos com sua periculosidade. Então, espero que gostem do Polvo-de-anéis-azuis.

Resultado de imagem para hapalochlaena maculosa



Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Ordem: Octopoda
Família: Octopodidae
Gênero: Hapalochlaena
Espécie: Hapalochlaena maculosa


         O Hapalochlaena maculosa é uma das espécies de polvos-de-anéis-azuis que possuem veneno. É a menor espécie, podendo medir de 10 a 15 centímetros e pesar apenas 50 gramas. Possui um crânio pontiagudo que mede apenas 5 centímetros. Seus tentáculos e crânio estão cobertos por máculas e manchas marrons e possui uma cor meio bege ou marrom claro. Quando estão em repouso, os anéis azuis não podem ser vistos. Apenas quando se sentem em perigo ou quando se movimentam, cerca de 60 anéis de um azul iridescente surgem de dentro das máculas e manchas. 
         Esses animais são encontrados principalmente na Austrália , mais especificamente, no sul da grande barreira de corais. Porém já foram vistos na Nova Caledônia e em recifes do Indo-Pacífico. Vivem livremente em corais, sem medo de nada, e é encontrado até 55 metros de profundidade.

          Ele pode ser pequeno e bonitinho, mas esse animal é altamente venenoso. Os polvos-de-anéis-azuis são os únicos cefalópodes que podem matar seres humanos. O veneno está na saliva do polvo e é uma mistura de compostos tóxicos conhecidos como tetrodotoxina, que é capaz de matar facilmente sua vítima. Uma única dose desse veneno é capaz de matar 20 homens. É um dos animais mais venenosos do planeta. A mordida desse animal tem veneno o suficiente para matar um búfalo de mais de uma tonelada em minutos. Não existe antidoto para esse veneno, mas ,felizmente, são raríssimos os incidentes com esses animais.
          Se alimenta ,basicamente, de caranguejos pequenos e de camarões, mas também se alimentam de pequenos peixes quando possível. É ágil, se camufla entre os corais e salta em cima da sua presa. Dificilmente,uma presa foge dos seus tentáculos, então ele usa seu bico para quebrar o exoesqueleto dos crustáceos e suga para fora a carne.

Resultado de imagem

Imagem relacionada


Espero que tenham gostado da postagem
Compartilhem o blog com os amigos e conhecidos
Comentem aí se vocês gostaram de conhecer mais uma incrível animal e o que vocês querem ver por aqui
Curta nossa página no facebook
e até a próxima postagem!!1

Nenhum comentário:

Postar um comentário