Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Peixe Leão Vermelho

          Hoje vamos falar de um animal muito interessante. É um peixe incrivelmente lindo e perigoso que até espécies de tubarões preferem não se arriscar tentando comer esses bichinhos. Então, senhoras e senhores, eu vos apresento o Peixe Leão Vermelho.

Resultado de imagem para peixe leao vermelho


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Scorpaeniformes
Família: Scorpaenidae
Gênero: Pterois
Espécie: Pterois volitans

         O peixe leão vermelho é um lindo e perigoso animal que habita os recifes de coral dos oceanos Índico e Pacífico.Esse animal pode ser visto também no oceano Atlântico, entretanto esse não é seu habitat natural, ele chegou a esse local porque foi introduzido pelo homem. Possui o corpo listrado nas cores vermelho,marrom e branco ,porém , nessa espécie de peixe-leão o vermelho se destaca, por isso o nome. Ele pode medir até 45 centímetros, pesar 200 gramas e viver em média 15 anos.
         São animais de hábito noturno e que se alimentam de peixes menores, moluscos e crustáceos. Durante o dia eles ficam entocados em fendas nos corais. Esses animais, podem fazer um estrago ecológico quando são introduzidos em locais ,nos quais não sejam seu habitat natural, pois acabam desequilibrando o ecossistema do local prejudicando algumas espécies.

         Esse animal possui em todo o seu corpo espinhos inoculadores de veneno. Cada espinho possui duas glândulas que produzem o veneno desses animais. O veneno do  Pterois volitans é potente, causando dor intensa no local da ferida, dor de cabeça, respiração ofegante e fraqueza muscular. O veneno dos peixes-leões é constituído de proteínas termossensíveis, que são vulneráveis ao calor e se desnaturam facilmente. Os primeiros socorros constituem-se na imersão do local afetado em água quente por 30 a 40 minutos ou até a dor diminuir.
         Na reprodução acontece o seguinte, o macho durante a noite faz a sua pequena dança de acasalamento para convencer a fêmea. Caso seja bem-sucedido, sobressaem uns tubos da fêmea que absorverão parte da água salgada e surgiram os ovos dentro desses tubos que se transformarão em pequenas bolas.O macho terá como tarefa libertar o seu esperma dentro destas “bolas” para que fertilize os ovos. Depois disto tudo é muito rápido. Em menos de um dia as crias já começam a ganhar forma dentro das bolas, e com pouco menos de 2 dias já surgem os filhotes .Rápido é também o desenvolvimento dos filhotes estes já estarão prontos para se alimentarem como se fossem peixes pequenos.


Resultado de imagem para peixe leao vermelho



Espero que tenham gostado da postagem de hoje.
Peço desculpas por ter postado muito tarde, tive uns compromissos mas não deixei de postar
Compartilhe o blog pros amigos
Siga o Jabuti.com no facebook
E até a próxima postagem!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário